Matriz Impacto x Conhecimento

Mariana Mendes
3 min readJan 1, 2021

Conheça a Matriz Impacto x Conhecimento e saiba como aplicá-la no seu processo de UX Design.

Problema

Priorizar ideias parece algo difícil no começo, mas se você parar para pensar irá perceber que já estamos acostumados a fazer isso. Nos priorizamos tarefas de casa, do trabalho, e até mesmo os nossos gastos.

Em termos gerais, priorizar significa, basicamente, decidir qual tarefa será feita primeiro e quais serão feitas depois.

Diversas ferramentas foram criadas para auxiliar nesse processo de priorização e uma delas é a Matriz Impacto x Conhecimento.

O que é a Matriz Impacto x Conhecimento?

A Matriz de Impacto x Conhecimento é uma ferramenta para priorização de tarefas. Ela divide as ideias de solução em 4 grupos, classificando-os conforme as tarefas que geram maior impacto e menos conhecimento.

O formato da Matriz de Impacto x Conhecimento é bastante semelhante ao de outras metodologias utilizadas no gerenciamento de tempo, como, por exemplo, a matriz de Esforço x Conhecimento.

Vantagens de se utilizar a Matriz Impacto x Conhecimento

Dentre as vantagens da Matriz Impacto x Conhecimentos, temos:

  • Otimização de tempo e recursos limitados;
  • Visualização de quais atividades devem ser feitas com prioridade e quais devem ser evitadas ou adiadas;
  • Justifica a tomada de decisões;
  • Consenso na equipe.

Como posso utilizar a Matriz Impacto X Conhecimento dentro do meu projeto de UX?

Quando começamos a pensar na solução de um problema, diversas ideias surgem nas nossas cabeças. Mas como decidir quais são as melhores soluções e ideias? Como saber quais das ideias mapeadas devem ser priorizadas?

Antes de irmos para a fase de pesquisa com os usuários é importante saber o que perguntar, e é aqui que a Matriz Impacto x Conhecimento pode entrar. Não adianta construirmos um formulário de pesquisa bem organizado e escrito se as perguntas que estiverem lá não forem uteis.

Antes de colocar essas ideias na Matriz, é importante separar essas ideias. Nós podemos utilizar a Matriz de Dúvidas, Suposições e Certezas. As dúvidas são aquilo que não sabemos, o que precisamos descobrir. As Suposições são o que supomos, mas não temos certeza e precisamos confirmar e as certezas são o que já sabemos.

No exemplo abaixo nós tínhamos poucas certezas e dúvidas, mas muitas suposições para serem confirmadas.

Você pode ver mais sobre o projeto abaixo aqui.

Exemplo da Matriz CSD (Certezas, Suposições e Dúvidas)

Após usarmos a Matriz CSD(Certezas, Suposições e Dúvidas), ficou muito fácil utilizar a Matriz de Impacto x Conhecimento.

Nós pegamos todas as nossas suposições e dúvidas e classificamos dentro da Matriz de Impacto x Conhecimento.

Primeiro quadrante da Matriz de Impacto x Conhecimento

Ao classificar essas ideias na Matriz de Impacto x Conhecimento ficou muito mais fácil priorizar aquilo que deveria ser pesquisado com os usuários. Logo, as ideias que tiveram menos conhecimento e que causaram mais impacto foram as priorizadas.

Dessa forma evitamos de fazer perguntas que já sabemos as respostas e selecionamos aquilo que realmente causariam impacto.

Obrigado por ler até aqui, você é demais!

--

--

Mariana Mendes

A UX/UI Designer with a background in Software Engineering. Addicting in video games and create empathy.