UX Writing para unir pacientes e psicólogos — meu Consciente.
Como utilizei UX Writing para ajudar psicólogos e pacientes de uma forma simples e concisa.
Este artigo é parte do Case “meu Consciente, unindo pacientes e psicólogos”.
O desafio
Em dezembro de 2020, me unir ao time UX Designers composto por João Carvalho, Gabriel Fernandéz e Bruno Fonseca, e aceitamos o desafio de auxiliar a melhorar a saúde mental dos Brasileiros através do uso da telemedicina.
Como aproveitar as oportunidades da telemedicina para melhorar a saúde dos brasileiros que precisam de ajuda psicológica ou psiquiátrica?
UX Writing
Durante o nosso primeiro teste de usabilidade, ainda em protótipos de baixa fidelidade, percebemos que alguns usuários tiveram dificuldades para entender alguns textos, por isso decidimos aplicar UX Writing.
Análise de Palavras
Para entendermos melhor a língua dos usuários, nós pegamos os resultados das pesquisas qualitativas e quantitativas que fizemos e utilizamos a ferramenta WordCloud para identificar as palavras mais utilizadas pelos nossos usuários.
Com base nessa análise percebemos que:
- A maioria dos pacientes encontra os seus psicólogos por indicação
- Economia de tempo é um benefício da terapia remota
- Lugar seguro é uma preocupação dos pacientes e dos psicólogos
- WhatsApp é a alternativa mais usada pelos pacientes, mas também é a que os psicólogos mais reclamam
Análise do texto
Para poder colocar o melhor texto nas áreas de onboarding, personalização e do botão CVV na home do aplicativo, utilizamos a ferramenta de UX Writing Hemingway. Por mais que a ferramenta não funcione diretamente para o idioma português, ela auxilia no entendimento do nosso texto, sua legibilidade e entendimento por parte do usuário e qualifica o nosso texto.
Encontramos assim uma estrutura textual que auxilia o usuário com uma forma de texto intuitiva, clara e objetiva, fazendo com que ele entenda com uma baixa probabilidade de riscos de ficar confuso em relação ao que estamos informando.
Pensamos em textos amigáveis, com linguagem direta e simples, visto que os pacientes que deverão ser usuários do Meu Consciente podem ter os mais diversos níveis de entendimento da norma culta e de gramática, podendo ser usuário que tenha também uma dificuldade com plataformas online.
Análise Sentimental
Realizamos a análise com todos os textos na plataforma, para identificar o tipo de mensagem que está sendo transmitida ao usuário. Por meio da ferramenta ParallelDots foi possível colocar todos os nossos textos (também foi inserido em inglês para que fosse possível a realização do teste) para analisar de duas maneiras os nossos textos:
1- Se a mensagem era positiva, negativa ou neutra em relação aos textos. Mesmo com palavras que remetem a questões de tratamento psicoterapêutico, o conjunto de textos utilizados transmite uma mensagem de otimismo e positiva ao usuário, onde mesmo com palavras fortes em relação aos cuidados que ele pode precisar, a sensação de estar ali é positiva.
2- O outro teste foi analisar se a linguagem estava abusiva ou não, pois não queremos que o usuário se sinta constrangido ou ofendido na plataforma por conta dos textos. De novo, mesmo com palavras que remetem a situações complexas em termos psicológicos, o resultado foi que não estamos utilizando de linguagem abusiva.
Teste de Usabilidade focado em UX Writing
O teste de usabilidade foi feito com 24 usuários utilizando o protótipo inserido no site maze.co. A tarefa que os usuários tinham era: Agendar uma consulta com a Bianca e após a consulta fazer uma avaliação da profissional
Por meio deste teste nos percebemos que:
- Os usuários tiveram dificuldade em entender o que seria a abordagem “TCC” na tela de perfil do profissional
- Na página de pagamentos alguns usuários não entenderam o que seria “Nº do Cartão” e“Nome do Titular”
- Não fica explicito na tela de pagamentos se o meio de pagamento com o cartão é débito ou crédito
- Alguns usuários sugeriram trocar o termo “Calendário” por “Agenda”
✨ Where to find me
📸 https://www.instagram.com/much.experience/
💜 https://www.linkedin.com/in/mendesmari/